Entenda a diferença entre creme, serum e gel:
- Aline Iglesias
- 2 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Qual a melhor opção para a sua pele?

Você já se deparou com inúmeras opções de produtos para cuidados com a pele, na internet ou nas farmácias, e ficou confusa sobre qual escolher?
Inúmeras opções de cremes, serums ou géis, cada um prometendo resultados espetaculares. O importante é entender que essas denominações são referentes ao tipo de veículo em que os ativos ("ingredientes") estarão estabilizados, e qual o melhor tipo de veículo para as necessidades da sua pele.
Na hora de selecionar um produto, é importante avaliar o veículo utilizado, pois ele pode influenciar na absorção e eficácia dos ativos presentes em sua fórmula.
Cremes: geralmente são mais densos/encorpados e ricos em agentes hidratantes. Muito interessante para peles secas ou maduras, e pacientes que precisam de um reforço na hidratação.
Serum: possuem uma textura mais leve e fluida, sendo mais fácil sua espalhabilidade e de rápida absorção. Uma ótima pedida para uso diurno, ou peles jovens.
Géis: textura extremamente leve, não comedogênica (não obstrui os poros), geralmente indicado para peles oleosas ou com tendência à acne.
Independente do tipo de veículo escolhido, é fundamental observar a lista de ativos/ingredientes, eles que de fato irão atuar no tratamento da sua pele a depender da sua necessidade.
Lembre-se também de consultar periodicamente um Médico Dermatologista para um exame clínico, e indicação dos produtos mais adequados para você. Afinal, cada tipo de pele tem suas particularidades e necessidades específicas.
Nunca subestime a importância dos ativos presentes nos produtos que você utiliza na sua rotina de cuidados com a pele!
E aí, ficaram outras dúvidas?
Dra. Aline Iglesias Médica Dermatologista, Sócia Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos - Hospital Israelita Albert Einstein CRM: 169885 RQE: 89175
Comments